Google terá navegador para a Internet

O Google lança nesta terça-feira (2), em 100 países, seu próprio navegador de internet, o Google Chrome. O navegador, ainda em versão de testes (chamada versão beta), é o mais novo movimento na disputa por espaço entre o Google e a Microsoft, que tem completo domínio do mercado de navegadores com o seu quase onipresente Internet Explorer.

De acordo com o blog oficial do Google, a empresa resolveu lançar seu próprio navegador por acreditar que pode oferecer aos usuários um produto com mais recursos e, ao mesmo tempo, incentivar a inovação na internet. Segundo o Google, o novo navegador é, por fora, simples.

“Para a maioria das pessoas, não é o navegador que interessa. Ele é apenas uma ferramenta para rodar as coisas importantes – as páginas, os sites e os aplicativos. Assim como a clássica homepage do Google, o Google Chrome tem um visual limpo e é rápido”, diz o texto da empresa no blog. O Google afirma porém que a empresa está pronta para construir as bases de um navegador capaz de rodar aplicações complexas da web muito melhor do que hoje.

Segundo fontes citadas ontem pelo jornal americano Wall Street Journal, o navegador foi projetado para tornar mais fáceis e rápidas as pesquisas na internet, ao oferecer melhores recursos na barra de endereços e outros elementos que são muito diferentes dos outros navegadores. O produto terá código aberto, o que significa que ele poderá ser modificado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.