AVIAÇÃO

Gol supera TAM e assume liderança no mercado doméstico

A Gol ultrapassou a TAM e assumiu pela primeira vez a liderança no mercado doméstico de aviação civil. De acordo os números divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Gol fechou fevereiro com participação de 39,77%, ante 39,59% da concorrente. Em janeiro, a TAM liderava com 43,35% do mercado, seguida pela Gol, com 37,27%. A fatia da Gol no mercado doméstico cresceu 2,50 pontos percentuais em fevereiro ante janeiro, enquanto a da TAM encolheu 3,76 pontos percentuais.

“Embora nossa obsessão não seja com o market share, mas com a segurança e qualidade dos serviços prestados, o controle de custos, a eficiência e a rentabilidade de nossas operações, chegar à liderança do mercado aéreo brasileiro é motivo de orgulho para cada um dos mais de 18 mil colaboradores da companhia”, destaca Constantino de Oliveira Junior, em nota distribuída à imprensa. “Essa realização nos mostra que estamos no caminho certo e que nosso modelo de negócios é o mais adequado à realidade do Brasil. Fomos a primeira companhia aérea a popularizar o transporte aéreo no País em larga escala e mantemos o compromisso de oferecer tarifas competitivas com o objetivo de estimular a demanda”, acrescenta.

A companhia informou ainda que registrou crescimento de 4,4% em sua demanda sobre o mesmo período de 2010. A taxa de ocupação da Gol em fevereiro no mercado doméstico foi de 72,3%.

Conforme a nota da empresa, seu desempenho tem sido puxado “pela estabilidade da economia brasileira e o fortalecimento da nova classe média brasileira, que já representa cerca de 47% dos clientes da Gol”. A empresa transporta hoje mais de 90 mil passageiros em cerca de 900 voos diários para 51 destinos em todo o País.

A TAM, que ficou em segundo lugar, afirma que os números divulgados pela Anac são reflexos da sazonal diminuição da participação de passageiros viajando a lazer, acentuado pelo carnaval que neste ano aconteceu em março. “No mercado doméstico, que inclui os dados da Pantanal, obtivemos um crescimento de demanda em 1,5%, combinado a um aumento de 11,6% da nossa oferta, comparado com fevereiro de 2010, o que levou a uma queda da nossa taxa de ocupação de 6,2 ponto percentual, atingindo 62,8%”, afirma a companhia.

A companhia afirma ainda que “o fato de fevereiro ter apresentado um mix mais forte de passageiros voando a negócios possibilitou uma forte recuperação do yield, resultando no nosso objetivo de maximização do RASK (receita por assento quilômetro), que registrou aumento em relação ao mês anterior, pelo segundo mês consecutivo”.

As companhias aéreas de menor porte, porém, são as que mais tem crescido nos últimos anos, roubando espaço das gigantes do setor Em fevereiro, a terceira posição no mercado doméstico foi ocupada pela Azul que detém fatia de 7,96% (ante 7,74% em janeiro), seguida por Webjet (5,89%, ante 5,53% no mês anterior), a Trip (2,77%, ante 2,51%) e Avianca (2,58%, ante 2,54%).

Voos internacionais

Se no mercado doméstico a TAM perdeu a primeira posição para a Gol, nos voos internacionais operados por companhias brasileiras a empresa ainda é líder isolada. Em fevereiro, a empresa abocanhou uma fatia de 85,85% nesse segmento, a Gol/Varig ficou com 12,92% e a Avianca, com 1,22%. Enquanto a empresa comandada pela família Constantino concentra suas operações internacionais na América do Sul e Caribe, a TAM voa também para os Estados Unidos e a Europa.

A expectativa do mercado é que, com a fusão com a chilena LAN, processo ainda em curso, a empresa amplie ainda mais sua presença no segmento internacional. A estratégia da Gol, por outro lado, é manter suas atenções voltadas para a região. “Nosso foco é Brasil, Caribe e América do Sul e continuará sendo essa. Não temos alteração”, afirma a vice-presidente de mercado da companhia.