Gol supera a TAM em participação de mercado em dezembro de 2014

A Gol superou a TAM em participação de mercado e respondeu em dezembro por 38,1% do segmento doméstico, considerando a demanda (RPK-passageiro-quilômetro transportado), enquanto sua principal concorrente ficou com 36,7%, conforme dados divulgados nesta quarta-feira, 28, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Os dados da associação setorial, a Abear, confirmam a liderança, embora divirjam ligeiramente. Pela entidade, Gol ficou com 38,51% e TAM com 37,05%. Até agora, os dois levantamentos apontavam para a liderança da TAM, ainda que com participações decrescentes.

A liderança da Gol em dezembro ocorreu no mês mais forte em demanda sazonalmente. Segundo a Anac e a Abear, a empresa registrou isoladamente um crescimento da ordem de 10%, atrás apenas da Avianca, que com uma participação de mercado tímida (8%), cresceu 21,6%. A TAM evoluiu 4,4%, enquanto a Azul (16,5%) apresentou crescimento inferior a 3%, considerando a operação unificada com a Trip. No acumulado do mercado, o aumento da demanda foi de 7,5% em dezembro.

No consolidado do ano, no entanto, a TAM permanece na liderança, com 38,41% de participação, segundo a Abear, seguida pela Gol, com 36,40%, Azul, com 16,77% e Avianca, com 8,43%.

Além de conquistar a liderança em participação de mercado em demanda, em dezembro a Gol também manteve a liderança em número de passageiros transportados, com 3,42 milhões. No acumulado do ano, foram 35,67 milhões, acima de sua principal concorrente, a TAM, com 32,18 milhões. Conforme destacou a Gol em nota, a quantidade de clientes transportados aumentou 10,2% no ano passado.

Voltar ao topo