GM vai demitir 808 no ABC paulista

São Paulo (

AE) – AGeneral Motors vai demitir 808 funcionários da fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista, onde são fabricados o antigo Corsa, Astra e Vectra. A montadora informou ontem ao Sindicato dos Metalúrgicos local que o motivo dos cortes é o fim do segundo turno de trabalho. Hoje, diretores da montadora se reúnem com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, interior de São Paulo, e podem anunciar novos cortes.

A fabricante de caminhões Scania, de São Bernardo do Campo, também enviou cartas a 70 funcionários que estão em licença remunerada, anunciando suas demissões. Hoje, o Sindicato dos Metalúgicos do ABC realiza assembléia para tentar reverter os cortes. Em São Caetano, o presidente do sindicato, Aparecido Inácio da Silva, promete atrasar a entrada de parte do pessoal da produção por duas horas e realizar manifestação na avenida Goiás, a mais importante da cidade.

“Queremos um encontro com o presidente da GM (Walter Wieland), pois temos propostas para evitar os cortes, como licença remunerada e lay-off (afastamento temporário)”, disse Silva. Se a empresa não quiser negociar, o sindicato ameça organizar greve a partir do dia 22. Entre os pessoal a ser demitido, 700 são funcionários fixos e 108 têm contratos temporários que vencem dia 28.

Em São José, há outros 600 temporários que também não deverão ter os contratos renovados. Desde junho, a GM demitiu cerca de 700 trabalhadores nas duas fábricas, além de anunciar dois períodos de férias coletivas. O próximo começa no dia 29 e vai até o dia 7 de agosto, envolvendo 7 mil pessoas. A direção da montadora não quis comentar o assunto, alegando estar em discussão com o sindicato.

As montadoras de veículos acumulam neste ano queda de 17% nas vendas e a maioria já adotou medidas como férias coletivas e licença. A Volkswagen decidiu operar apenas quatro dias por semana nas fábricas de São Bernardo e Taubaté em agosto. Em junho, o número de carros emplacados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) caiu 12,4% em relação a maio. Entre as cinco maiores fabricantes, a GM teve o pior desempenho, com queda de 17,2%.

Vendas do Corsa em baixa

Segundo Silva, a montadora informou ter 22 mil carros em estoque na fábrica e na rede de revendas, mas os próprios lojistas acreditam que o número seja maior. Grande parte do encalhe é do antigo Corsa, mas as vendas da nova versão também estão abaixo da expectativa. As exportações também caíram. O vice-presidente da GM, José Carlos Pinheiro Neto, acredita que as vendas internas de todas as marcas devem ficar este ano entre 1,4 milhão e 1,5 milhão de unidades, ante a previsão inicial de 1,7 milhão.

O presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopes Feijóo, não acredita em demissões em massa em São Bernardo no curto prazo por conta de acordos de manutenção de empregos fechados com as empresas. Ele teme, entretanto, impacto maior nas autopeças.

Voltar ao topo