GM inicia construção de fábrica em Joinville

A General Motors do Brasil iniciou oficialmente na segunda-feira (8), as obras de terraplenagem, para a instalação de sua nova fábrica de motores e componentes automotivos, em um terreno no município de Joinville (SC).

Pelo cronograma da empresa esta é a primeira etapa das obras civis de construção da unidade catarinense da GM. As obras de terraplenagem, que serão concluídas em aproximadamente quatro meses, absorvem 85 funcionários.

“A decisão de implantar uma nova fábrica de motores no Brasil é fundamental para flexibilizar e ampliar a capacidade produtiva de veículos em toda a região do Mercosul”, destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.

A nova unidade industrial absorverá investimentos totais de cerca de R$ 350 milhões e começará a produzir a partir do quarto trimestre de 2009. Ela possibilitará a contratação de cerca de 500 trabalhadores diretos e indiretos dentro do complexo industrial, além da geração estimada de outros 1.300 empregos indiretos. A nova fábrica produzirá 120 mil motores e 50 mil cabeçotes por ano e, quando estiver em atividade, funcionará em três turnos de trabalho.