Crise

GM cortará 10 mil vagas de emprego no mundo em 2009

A montadora norte-americana General Motors (GM) anunciou nesta terça-feira (10) que vai cortar 10 mil empregos, ou 14% de sua força de trabalho assalariada, este ano. Os cortes, que reduzirão o total de vagas de 73 mil para 63 mil, são parte do plano da companhia apresentado ao Congresso dos Estados Unidos em dezembro do ano passado para garantir a ajuda financeira do governo federal. A empresa tem uma semana para apresentar um informe atualizado sobre a viabilidade de seu plano de reestruturação.

Apenas nos EUA, aproximadamente 3,4 mil empregos, ou 12% de sua força de trabalho assalariada no país, serão eliminados, a maior parte deles até 1º de maio deste ano. O restante dos funcionários assalariados terão uma redução salarial de 3% a 7% a partir desta data até o fim do ano, enquanto os executivos terão uma redução de 10% nos salários.

Em 2008, as vendas da GM caíram 11% e a companhia norte-americana perdeu o posto de maior montadora do mundo, que mantinha há 77 anos, para a japonesa Toyota Motor.

Sobrevivendo com um crédito de US$ 9,4 bilhões do governo dos EUA, a GM se prepara para apresentar um plano de sobrevivência ao governo na próxima terça-feira (17) visando manter o empréstimo e receber US$ 4 bilhões adicionais. As informações são da Dow Jones.