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Gigante da construção civil divulga balanço do primeiro semestre

A PDG, uma das líderes do mercado imobiliário brasileiro, divulga os resultados de vendas e lançamentos do 2º trimestre. A absorção de vendas continua positiva. Das vendas contratadas do segundo trimestre de 2012, R$ 1,142 bilhão foi referente aos de trimestres anteriores e R$ 99 milhões foram de lançamentos do próprio trimestre.

 A empresa obteve, no semestre, um resultado de R$ 3,03 bilhões em vendas contratadas líquidas, sendo R$ 1,2 bilhão no segundo trimestre. O resultado de vendas no semestre é apenas 14% menor do que o obtido no mesmo período em 2011.

O estoque da PDG, que começou o trimestre próximo à R$ 5,7 bilhões em lançamentos de trimestres anteriores, foi reduzido para R$ 4 bilhões ao final do primeiro semestre.

Os resultados operacionais estão em sintonia com os atuais focos da empresa, que são ganho de eficiência, vendas, entrega de unidades, padronização de processos e redução de custos administrativos. Para isso, a empresa vem realizando diversas ações internas, tais como a implementação de um centro de serviços compartilhados (PDG Serviços), que executará de maneira integrada mais de 10 atividades de suporte ao negócio; a integração das áreas de front office/incorporação, que irá propiciar maiores sinergias e ganhos de escala na compra de suprimentos; e a integração da área de marketing, com aprimoramento da área digital.

Com a mudança de direcionamento e as novas projeções de crescimento do segundo semestre da economia brasileira, o conselho de administração da PDG, de forma cautelosa, decidiu revisar o guidance de lançamentos para o ano, situado anteriormente entre R$ 8 bilhões e R$ 9 bilhões, para R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões. A partir desta nova meta, 34% do volume de lançamentos já foram realizados no primeiro semestre.

VGV

O VGV (valor geral de vendas) lançado pro rata da PDG atingiu R$ 404 milhões no segundo trimestre de 2012, distribuído em oito projetos localizados em sete cidades de quatro estados brasileiros, com concentração maior na Região Sudeste. No semestre, o VGV lançado foi de R$ 1,520 bilhão.

Do total de lançamentos, 66% focaram o segmento de média renda (unidades de R$250 mil a R$ 500 mil); outros 25% no segmento de média-alta renda (unidades de R$ 500 mil a R$ 1 milhão) e, por fim, 9% no segmento econômico (unidades até R$ 250 mil).

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