Gestão por funcionários em discussão na DRT

A gestão administrativa pelos antigos empregados está se mostrando a alternativa viável para que duas empresas instaladas no Paraná, e em processo de falência, continuem produzindo e preservem centenas de empregos. São elas a Cooperamidos (antiga Fecularia Santa Helena, na região Oeste) e a fábrica de botões Diamantina Fossanese (de Curitiba), exemplos de empreendimentos da economia solidária.

Representantes dos trabalhadores da fecularia, governo e agentes financeiros estão discutindo o assunto há cerca de dois meses. O grupo da fábrica de botões se reúne pela terceira vez hoje, às 9h, na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), em Curitiba. A Diamantina Fossanese, com 165 funcionários, teve sua falência decretada segunda-feira pela 1.ª Vara da Fazenda Pública. A empresa vem sendo administrada há cerca de quatro meses pelo conselho de representantes escolhidos pelos trabalhadores. A intenção do grupo é continuar gerindo o empreendimento. Para isso, precisa de apoio financeiro para manter a produção.

Já os representantes da fecularia pretendem reativar o empreendimento através da estruturação de cooperativas específicas de operários, agricultores familiares e famílias assentadas pelo programa de reforma agrária. Para o delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, que está acompanhando a discussão sobre os dois casos, os projetos são importantes. “Prova disso é o apoio que vem sendo dado às iniciativas pelos órgãos governamentais, na elaboração de projetos e estudos de viabilidade”, argumenta.

Voltar ao topo