Geadas não prejudicaram agricultura paranaense

A queda da temperatura em todo o Paraná, registrada desde o início da semana e acentuada na madrugada de ontem, não trouxe prejuízos à produção agrícola do Estado. A informação é do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab).

De acordo com a engenheira agrônoma do Deral Vera da Rocha Zardo, a preocupação no momento é com as possíveis formações de geadas de intensidade moderada a forte em regiões de cultivo do milho safrinha – Norte, Oeste, Centro-Oeste e parte do Noroeste. Também as culturas de café e feijão poderiam ser afetadas com a forte queda da temperatura.

“Como o milho é uma cultura de primavera e verão, não tem resistência a geadas”, explica Vera. Segundo ela, o milho safrinha está plantado em uma área de 1,2 milhão hectares – 80% deles localizados nas regiões citadas. Já o café responde por área de 128 mil hectares, enquanto o feijão, 18,6 mil. No caso do café, a geada poderia afetar a safra futura.

No ano passado, lembra Vera, houve o registro de prejuízo tardio. A geada ocorrida entre os dias 2 e 3 de setembro nas regiões Centro-Sul e Sudoeste provocou a quebra de 40% da produção de trigo e 57% da cevada.

Previsão

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), não há previsão de geada na região Norte nem Noroeste do Estado entre hoje e amanhã. Há previsão de geada fraca na região Sul e Região Metropolitana de Curitiba, além de Oeste e Centro-Oeste. A partir do final de semana, a massa de ar frio perde intensidade e se desloca para o Oceano Atlântico, o que faz as temperaturas subirem.

Voltar ao topo