Os reajustes das mensalidades escolares, que ocorrem tradicionalmente no mês de fevereiro, pressionaram a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados nesta terça-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após a publicidade

Os gastos das famílias com Educação subiram 3,53% no último mês, uma contribuição de 0,17 ponto porcentual para a taxa de 0,43% registrada pelo IPCA. Apesar do avanço, a taxa do grupo foi a menor para meses de fevereiro desde 2008, quando tinha aumentado 3,47%.

continua após a publicidade

“Geralmente, (o grupo) Educação repassa a inflação acumulada no ano anterior. Como a inflação foi menor, o reajuste é menor. E tem muitos estabelecimentos que estão segurando reajustes para não perder aluno”, explicou Fernando Gonçalves, gerente no Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE.

continua após a publicidade

Os cursos regulares, que incluem as mensalidades escolares, subiram 4,58% em fevereiro, item de maior impacto no IPCA do mês, uma contribuição de 0,15 ponto porcentual para a inflação.