Gasolina mais cara em alguns postos da capital

A possível alta da gasolina, que entraria em vigor a partir de hoje conforme a Medida Provisória 164 (que trata da incidência do PIS e Cofins sobre importações) continua indefinida. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustível no Paraná (Sindicombustíveis-PR), Roberto Fregonese, é provável que nem a gasolina nem o diesel sofram reajustes, por conta da mudança da MP pelo Senado, na quinta-feira. Mas a questão, segundo ele, continua obscura.

Conforme o texto que deverá ser sancionado pelo presidente Lula, “a Cofins de 7,6% não incidirá mais sobre a receita bruta auferida por produtores e importadores de diversos produtos, que deverão seguir a alíquota definida em outras leis. Incluem-se nesse caso, entre outros: gasolina, produtos farmacêuticos e de perfumaria, máquinas agrícolas, querosene de aviação, água, refrigerantes, cervejas e suas embalagens.” O problema, segundo Fregonese, é que não há clareza sobre “outras leis” citadas no texto.

“A gente acredita que não haverá o aumento”, afirmou Fregonese. Ontem, no entanto, vários postos de combustível já haviam subido o valor da gasolina na bomba, em Curitiba. “Por desinformação, pode ser que muitos postos aumentem preventivamente o preço este final de semana”, alertou.

Voltar ao topo