Os combustíveis pesaram mais no bolso das famílias em maio, mas as passagens aéreas mais baratas evitaram uma alta maior no gasto com transportes. O grupo Transportes saiu de uma elevação de 0,94% em abril para um aumento de 0,07% em maio, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após a publicidade

A gasolina ficou 2,60% mais cara em maio, item de maior impacto individual no IPCA, uma contribuição de 0,11 ponto porcentual.

continua após a publicidade

Houve alta no preço em todas as regiões pesquisadas, desde um aumento de 0,50% na Região Metropolitana de Porto Alegre até 7,17% no município de Goiânia.

continua após a publicidade

Por outro lado, as passagens aéreas passaram de uma alta de 5,32% em abril para uma queda de 21,82% em maio, o maior impacto individual negativo no mês, -0,10 ponto porcentual.

“Eu olhei a série histórica, é comum queda de passagens aéreas no mês de maio. Cai todos os meses de maio”, ressaltou Pedro Kislanov da Costa, analista do Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE.

O preço do etanol caiu 0,44% em maio, enquanto o óleo diesel aumentou 2,16%.Os ônibus intermunicipais subiram 0,45%, em função de reajustes em Fortaleza e Salvador.

O ônibus urbano aumentou 0,18%, devido a reajustes em Goiânia e Salvador.

O metrô ficou 0,17% mais caro, devido ao reajuste no Rio de Janeiro.