Fusão Air France-KLM forma mega-companhia

A francesa Air France e a holandesa KLM aprovaram um plano de fusão que deve criar a maior companhia aérea da Europa e a terceira maior do mundo. A Air France já era a segunda no ranking europeu do setor, mas após a concretização da fusão ultrapassará a atual líder, a British Airways. No mundo, a Air France-KLM perderá em tamanho apenas para as gigantes norte-americanas American Airlines e a United Airlines.

Pela proposta divulgada, a Air France compraria a KLM por 784 milhões de euros (US$ 913,9 milhões) em ações. A proposta foi aprovada anteontem em reuniões realizadas pelos conselhos das duas companhias. O valor oferecido pela KLM representa um prêmio de 40% sobre o valor da ação no fechamento da Bolsa de ontem.

Perspectivas

O presidente da Air France, Jean-Cyril Spinetta, prevê que a fusão gere benefícios de 600 milhões de euros a longo prazo e informou que não estão previstas demissões.

O acordo de fusão deve ser assinado nos próximos dias. As duas companhias também divulgaram que assinaram um acordo de cooperação com a Alitalia.

Segundo o presidente da Air France, tanto a sua companhia quanto a KLM vão manter os nomes. A nova empresa deve se chamar Air France-KLM e seu faturamento anual deve chegar a 19,2 bilhões de euros (US$ 22,08 bilhões). Juntas elas irão voar para 226 destinos no mundo utilizando 540 aeronaves e empregando 106 mil pessoas.

Controle

Com o acordo de fusão, a parte do Estado francês na Air France cairá de 54% para 44% – ou seja, ficando minoritário – se a oferta pública de intercâmbio de ações com a KLM tiver êxito.

No novo grupo, 81% pertencerão a interesses franceses (Estado e Air France) e 19% à KLM.

O governo holandês e outros parceiros do país devem ter 51% dos direitos de voto da KLM por três anos para proteger a companhia.

Voltar ao topo