Funcionários da Usina Central do Paraná protestam

Os cerca de quatro mil funcionários da Usina Central do Paraná S/A que estão em greve há seis dias fizeram várias manifestações ontem, em Porecatu, na região norte do Estado. Logo cedo eles se reuniram na empresa e saíram em carreata pelas ruas da cidade. Por volta das 8 horas eles fecharam a PR-170, nos dois sentidos. A estrada liga a cidade a General Carneiro, além de cortar o Paraná de norte a sul. A rodovia ficou fechada por duas horas e provocou um congestionamento de cinco quilômetros.

De acordo com a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná, a greve ocorre porque os funcionários da usina estão com os salários atrasados há dois meses. Vários sindicatos estão apoiando o movimento dos funcionários. Cleison Ramos, do Sindicato da Alimentação de Jaguapitã, disse que além de não receberem, os trabalhadores também não estão tendo o recolhimento do FGTS no contracheque. Ele reclamou que até agora os representantes da empresa não deram nenhuma satisfação aos funcionários.

Durante toda a semana, os trabalhadores vêm realizando várias manifestações por conta da greve. Ontem, um culto ecumênico foi feito na cidade e o comércio fechou as portas. A usina, por sua vez, não atende a reportagem. Tanto na semana passada como ontem, a reportagem de O Estado procurou os representantes do local, mas não obteve retorno nas duas ocasiões. A usina é uma das mais importantes na região, e atende várias cidades na região do Paranapanema, como Alvorada do Sul, Centenário do Sul, Miraselva e Florestópolis. Porecatu fica quase na divisa com São Paulo.

A usina pertence ao grupo Atal-la, mas na semana passada boatos deram conta de que a empresa teria sido vendida para o grupo Cosan, um dos mais representativos no setor sucroalcooleiro. Questionada sobre a aquisição, a assessoria de imprensa da Cosan informou que ?não comenta especulações de mercado?. Portanto, a informação ainda não foi confirmada. A usina produz cerca de 180 mil litros de álcool por dia, além de 18 mil sacas de açúcar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.