O governo federal divulgará, em novembro, o edital para licitação de concessão dos 45 primeiros aeroportos regionais no âmbito do pacote de investimentos para a aviação regional, lançado em dezembro de 2012. No total, o pacote prevê investimentos em 270 aeroportos regionais, informou, nesta sexta-feira, 23, o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wellington Moreira Franco, que participou do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio de Janeiro.

continua após a publicidade

Moreira Franco não deu detalhes sobre quais aeroportos serão licitados. Garantiu, no entanto, que que há terminais em todas as regiões e que foram escolhidos aeroportos em locais onde já existem rotas e demanda por passageiros. “Os investimentos são, basicamente, em estações de passageiros”, disse o ministro. Além disso, no conjunto dos 45 terminais a serem licitados há necessidade de investimentos em pistas e tecnologia.

Cronograma

Segundo o ministro, há “grande” dificuldade para a execução das obras de infraestrutura nos aeroportos em função da “má qualidade de projetos executivos.” Ele avalia que o problema não é a falta de recursos. “Os recursos vêm do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). Então não é problema de dinheiro, mas de mobilização em número necessário de volume de técnicos, arquitetos e engenheiros para cumprir essa função”, disse.

continua após a publicidade

Moreira Franco disse ainda que a falta de rigor nos projetos executivos não acontece por “displicência”. “Intervenções da Infraero sofrem mais diretamente as consequências do longo período em que as empresas de projeto, construtoras e a própria profissão de engenharia ficaram desorganizadas.”