Fraga acredita em rating positivo em 30 meses

O presidente do Banco Central, Armínio Fraga, propôs hoje (2) que o próximo governo adote como seu principal objetivo alcançar uma classificação de crédito (rating) conhecida como grau de investimento, dentro de 30 meses.

A classificação de crédito é uma nota atribuída por agências internacionais de avaliação de risco de crédito, como a Moody?s e a Standard & Poor?s, a entidades ou países que tomam empréstimos no mercado externo, e tenta medir a probabilidade daquele credor de pagar suas dívidas ou dar um calote.

Atualmente, a nota do Brasil está quatro degraus abaixo do grau de investimento, entre os créditos conhecidos como ?junk?, ou lixo, de possíveis caloteiros. Desde a moratória da dívida, cuja renegociação foi concluída em 1994, o Brasil conseguiu subir no máximo dois degraus na escala de classificação dos créditos.

O objetivo de alcançar o grau de investimento, segundo Fraga, deve ser perseguido independente de quem venha a conduzir o País, ?já que não é uma questão partidária?. Segundo ele, se o Brasil conseguir este nível, o juro real poderá cair para 6% ao ano, sem o que ?isto não é possível?. Fraga acha que a aposta de atingir um nível de risco mais baixo é ?simples? e, sem ela, o Brasil terá dificuldade para crescer.

Para o presidente do BC, a fórmula para buscar o grau de investimento é a manutenção dos fundamentos básicos, boa gestão das contas públicas, superávit primário, câmbio flutuante e aprofundamento das reformas, como a tributária, que garante mais qualidade do ajuste fiscal, e a da Previdência.

Voltar ao topo