Fracassam negociações entre UE e Mercosul

As negociações de Brasília entre representantes do Mercosul e da União Européia (UE) – para o fechamento de um acordo de livre comércio no fim de outubro – fracassaram ontem, informou o negociador da UE para o Comércio, Karl Falkenberg. “Encerramos os trabalhos com uma constatação de frustração recíproca. Não tivemos margem de manobra”, disse Falkenberg no último dos três dias de negociações entre os dois blocos para tentar retomar o processo. Os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) já haviam suspendido as negociações uma vez, no último dia 21 de julho, em Bruxelas.

“Comprovamos que estávamos em um impasse”, comentou o negociador, indicando que as partes “se comprometeram a trabalhar em setembro para superar o bloqueio”. Uma primeira reunião de nível técnico foi marcada para 13 de setembro, e uma segunda, de coordenadores, para o dia 20, informou Falkenberg. Os encontros serão realizados alternadamente em Bruxelas e Brasília.

O embaixador argentino no Brasil, Juan Pablo Lohlé, também disse que as negociações “acabaram. Os europeus não ampliaram sua proposta”, disse, estimando que ainda é possível concluir o acordo de livre comércio na data prevista: 31 de outubro.

Falkenberg disse não ter “a possibilidade de melhorar uma oferta que já supera de longe a do Mercosul”. Já o chanceler brasileiro, Celso Amorim, insistia ontem em que precisa “conhecer toda a oferta européia, para poder avaliá-la”, antes de melhorar a do Mercosul.

“Deixei muito claro para o ministro Pascal Lamy (comissário europeu de Comércio) que se nós (Mercosul) não pudéssemos ter uma oferta agrícola que nos desse uma idéia clara do que significa efetivamente em números, não teríamos condições de avançar”, disse Amorim.

O representante do Mercosul, o brasileiro Régis Arslanian, havia considerado, no primeiro dia de negociações, um bom sinal a melhora pela UE da cota anual de carne congelada reservada ao Mercosul, de 56 mil toneladas para 116 mil toneladas.

Amorim desclassificou esta cota. “Não adianta oferecer uma coisinha em carne, aliás foi ruim o que nos foi oferecido, e com isso querer que eu mostre toda a minha oferta”, criticou. “O que eu quero ver é a deles, para fazer uma avaliação”, disse.

Voltar ao topo