POR POUCO TEMPO...

Foz do Iguaçu é o destino mais barato, segundo pesquisa do setor hoteleiro

Foz do Iguaçu tem o menor preço médio de diárias entre treze cidades brasileiras analisadas pelo Hotel Price Index (Índice de Preços de Hotéis), pesquisa realizada pelo site Hoteis.com.

A tarifa média cobrada pelos hotéis da cidade no primeiro semestre de 2011 é de R$ 166, uma redução de 15% em relação aos preços do ano passado, que giravam em torno de R$ 194.

Segundo a pesquisa, o resultado também mostrou que o polo turístico paranaense registrou a maior queda nos preços das diárias. Além de Foz do Iguaçu, apenas Manaus registrou queda. As outras onze cidades tiveram aumento nos valores pagos pela estadia.

O índice é compilado a partir dos dados das transações operadas pelo site, em moeda local, ponderadas para refletir o tamanho de cada mercado.

O presidente da Regional Oeste da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Mauro Sebastiani, atribui a queda dos preços ao aumento da concorrência, com a abertura de vários novos hotéis na cidade e a grande oferta de leitos.

Além disto, Sebastiani comenta que hotéis tradicionais também estão passando por reforma ou reinaugurando, o que contribui para que eles pratiquem preços mais baixos nas diárias.  Segundo ele a tendência é que, após as reformas, os preços se elevem e voltem para um patamar compatível com o padrão.

De acordo com dados da Prefeitura de Foz do Iguaçu, a ocupação aumentou neste ano em relação ao ano passado. Nos primeiros seis meses de 2010, a ocupação média foi de 58,3% dos leitos. No primeiro semestre deste ano a ocupação é 3% maior.

A cidade subiu três posições como destino mais procurado entre os viajantes brasileiros. Entre vinte cidades pesquisadas, em 2010, Foz do Iguaçu era o 9º destino mais procurado em viagens dentro do país. Neste ano, a cidade subiu três posições e ocupa o 6º lugar, atrás apenas de Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Brasília e Salvador.

Já em relação à preferência dos visitantes estrangeiros, a cidade se manteve em quarto lugar como maior atrativo turístico. Os três primeiros lugares são ocupados pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Para todos os bolsos e gostos

O presidente da ABIH, no entanto, afirma que há opções para todos os tipos de bolsos e gostos na cidade. A dica é pesquisar preços e padrões de qualidade para encontrar a melhor hospedagem com valor compatível.

“Existem várias opções. A dica é pesquisar os preços de acordo com o padrão e valor máximo desejado pelo turista e tomar cuidado com a qualidade dos estabelecimentos”, disse.

Ele comenta ainda que em muitos sites é possível conhecer a opinião de quem já se hospedou no local pretendido, o que facilitaria a análise da relação entre o preço e a qualidade.

Serviço

A prefeitura de Foz mantém um serviço de atendimento que oferece informações sobre os estabelecimentos e valores das diárias pelo número 0800-451516. No site da Prefeitura (www.pmfi.pr.gov.br) também é possível obter informações sobre os atrativos turísticos da cidade.

Leia mais

Brasileiros encontram tarifas de hotéis mais baratas no exterior

Curitiba tem maior alta em diárias de hotéis no Brasil