Fórum vai discutir o Mercosul

A Associação Comercial do Paraná, através de seu Conselho de Comércio Exterior (Concex), juntamente com a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e o Consulado da Argentina, promove o “I Fórum de Discussão do Mercosul”. O evento será realizado hoje, às 18h30, na sede da Associação Comercial do Paraná, no 9.º andar – Auditório.

O objetivo do Fórum é discutir a situação brasileira e paranaense em relação ao Mercosul, mostrando o que está sendo desenvolvido no estado e debater as expectativas do empresariado. “O cenário está mudando e já podemos ver o Mercosul como um fato concreto. A postura brasileira e os esforços de exportação do país, com as balanças comerciais batendo recordes, demonstram que a cultura exportadora está ganhando força”, afirma o coordenador do Concex, Luiz Alberto de Paula César.

Durante a realização do Fórum, serão colocadas em prática as ações para fomentar as potencialidades do Mercosul. A idéia do evento surgiu com o convênio de cooperação mútua, firmado entre a Comissão Parlamentar Mútua (quando o governador Roberto Requião era seu presidente) e o Concex. Naquela ocasião começou-se a semear acordos entre os empresários. Desde então, a Associação Comercial do Paraná (por meio do Concex) está desenvolvendo espaços para o Mercosul, junto com o Governo do Estado, participando inclusive, de outros eventos desta natureza como a Missão de Empresários para Córdoba, organizado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, e a da Reunião de Governadores do Codesul.

Estarão proferindo palestras durante o fórum: O Secretário de Estado da Indústria Comércio e Assuntos do Mercosul, Luiz Guilherme Gomes Mussi, com o tema: “Projetos da Secretaria voltados para o Mercosul e as expectativas do empresariado paranaense em relação às realizações de parcerias e negociações com o Mercosul”. O Presidente da Câmara de Comércio Brasil/Argentina em Buenos Aires, Jorge Rodriguez Aparício, falará sobre: “Comércio Argentina x Paraná: Aspectos Práticos para Realização de Negócios”. “Formas Conjuntas de Exportação no Setor Agrícola da Argentina e do Paraná”, é o assunto da palestra do Agregado Agrícola da Embaixada da Argentina na República Federativa do Brasil, engenheiro Miguel Campos. O consultor empresarial, Miguel Cuervo, tratará sobre a “Complementação Industrial”.

Voltar ao topo