Foto: Fábio Alexandre/O Estado

Novo formato para perguntas e respostas agradou a todos.

Profissionais e estudantes das áreas de Propaganda e Publicidade, Administração, Economia, Design e outras relacionadas ao marketing, tiveram a oportunidade de conhecer, na semana passada, alguns dos maiores especialistas do assunto no País. O II Fórum de Marketing de Curitiba aconteceu nos últimos dias 15 e 16 no Teatro UnicenP – Centro Universitário Positivo – e reuniu cerca de 700 participantes por dia – um público 45% maior em relação ao evento do ano passado.

?Foi um sucesso de público e crítica?, comemorou André Caldeira, diretor de marketing do Grupo Positivo – instituição responsável pela realização do evento. O II Fórum de Marketing apresentou cases de 12 marcas de empresas nacionais e internacionais, muitas líderes de mercado, como a Uniliver/Omo, Natura, Google.

?Ainda estamos tabulando as avaliações, mas já deu para perceber a satisfação do público. Recebi muitas ligações, e-mails, pessoas que ficaram muito satisfeitas com a qualidade do evento. E houve o reconhecimento dos próprios palestrantes com relação à organização do evento, receptividade da platéia, organização da cidade?, apontou Caldeira.

Uma das inovações nesta segunda edição – a ampliação do tempo para debate e perguntas da platéia – veio mesmo para ficar, segundo Caldeira. ?Montamos um lounge no palco, onde eu e um convidado especial líamos as perguntas. Foi uma maneira de fazer com que o palestrante ?saísse do script??, explicou. ?Tivemos um volume de perguntas muito superior ao que era possível responder, o que demonstrou o interesse do público. É um formato que deu certo.? Segundo Caldeira, o evento reuniu não apenas profissionais e estudantes de Curitiba, mas do interior do Estado, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e interior de São Paulo.

Para ele, o que também chamou a atenção foram as novidades trazidas à platéia em termos de negócios – caso da palestra da Head of Communication da Adidas no Brasil, Thaya Marcondes, que anunciou uma nova campanha da Adidas, que vai entrar no ar em novembro, e do gerente de marketing do Burger King, Afonso Braga, que anunciou o início das operações da rede de fast food no Paraná até o final deste ano.

A diretora de Marketing de Home Care da Unilever, Andréa Salgueiro Cruz, também anunciou novidades. Ao apresentar o case ?Omo – mais do que uma marca de sabão em pó?, ela antecipou uma ação de divulgação do sabão em pó Omo Progress, com a utilização de uma betoneira com máquinas de lavar. ?Foi um evento em que novas oportunidades de negócios foram anunciadas e que gerou intercâmbio para muitos profissionais?, comentou Caldeira.

Os 12 cases apresentados no II Fórum de Marketing de Curitiba foram Unilever/Omo (Andréa Salgueiro Cruz), Natura (Fernando Pantaleão), AlmapBBDO (Marcel-lo Serpa), Google (Alexandre Hohagen), Adidas (Thaya Marcondes), AgênciaClick (Pedro Cabral), Kodak (Jairo Rosenblit), MCF Consultoria e Conhecimento (Carlos Ferreinha), Estadão (Cláudio Santos), Bullet (Fernando Figueiredo), Losango (Marcelo Vel-loso), Burger King (Afonso Braga).

Terceira edição

Nem bem terminou o II Fórum de Marketing, os organizadores se preparam para a terceira edição do evento, que já tem data marcada: dias 15 e 16 de agosto de 2007. ?Estamos na fase do pré-planejamento, com algumas idéias sobre os possíveis convidados, mas ainda não posso divulgar quem são?, afirmou. Segundo Caldeira, o formato deve ser mantido, com palestras seguidas por um bate-papo com perguntas do público. O evento foi promovido pelo Grupo Positivo com patrocínio do HSBC e promoção do Grupo Paulo Pimentel.