Forragem alternativa para o inverno

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Emater e Prefeitura de Palotina promovem nesta quarta (11) e quinta-feira (12) Dia de Campo para apresentar alternativas de forragens de inverno e entressafra para a pecuária leiteira na região Oeste.

O encontro começa no Teatro Municipal Ludovico Riedi, em Palotina, às 9 horas. Depois do almoço, os participantes vão à Estação Experimental do Iapar no município, onde estão sendo feitos os ensaios com alternativas de forragens de inverno e entressafra, para cobrir períodos de escassez de pastagens.

Na quarta, participam do Dia de Campo produtores de Assis Chateaubriand, Formosa, Iracema, Jesuítas, Ouro Verde, Santa Helena, São José, São Pedro, Toledo e Tupãssi. No dia 12, é a vez de produtores de Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes e Terra Roxa.

A alimentação do gado leiteiro representa em torno de 50% do custo total da produção pecuária. Avaliação de técnicos da Emater e Iapar, com base no resultado dos programas Paraná 12 Meses e Redes de Propriedades de Referência, demonstram que a alimentação baseada com forragens – pastagens perenes e anuais de inverno apresenta os menores custos de produção.

O desafio dos técnicos e pesquisadores é buscar alternativas de forragens para os períodos de entressafra e inverno para a região Oeste, que concentra a maior bacia leiteira do Estado. Maiores informações sobre o Dia de Campo pelos telefones: (43) 3376-2465 (Área de Difusão de Tecnologia do Iapar) ou (44) 9956-7202 (com Elir Oliveira).

Voltar ao topo