Ford anuncia plano mundial de demissões

A montadora de automóveis Ford, a segunda maior do mundo, anunciou nesta quarta-feira um plano mundial de cortes que pode eliminar até 12 mil empregos. Segundo a empresa, a iniciativa não deve afetar a fábrica brasileira. A Ford do Brasil, de acordo com a sua assessoria de imprensa, tem um acordo de estabilidade até 2005 com os sindicatos que prevê apenas planos de demissão voluntária de até 50 pessoas.

O país mais atingido pelas medidas será a Bélgica, cuja fábrica em Gent vai perder 3 mil funcionários em decorrência da decisão de acabar com a produção do Ford Focus.”Com perspectivas ruins para a indústria, um número maior de competidores e preços de marketing em ascensão, temos que nos concentrar em maximizar a nossa oferta de produtos, ao mesmo tempo que minimizamos os nossos gastos”, afirmou Lewis Booth, presidente da Ford Europa, que vem dando prejuízo.

Na terça-feira, a Ford da Alemanha anunciou que planeja cortar outros 1,7 mil empregos até o fim do ano com programas de demissão voluntária. No entanto, segundo o Wall Street Journal, a Europa é apenas uma das regiões que serão atingidas pela iniciativa. Na terça-feira, a Ford fechou um acordo com o sindicato americano United Auto Workers que vai permitir mais cortes e até o fechamento de fábricas nos Estados Unidos.

Os problemas econômicos da montadora foram agravados pela queda nas vendas e pelas incertezas econômicas. A estratégia de atrair consumidores com barganhas aumentou ainda mais a necessidade de reduzir os custos. Precisamos aumentar significativamente o passo da redução de custos na Europa se queremos voltar a ter lucros”, disse Booth. Os últimos cortes seguem uma tendência dos últimos dois anos, ao longo dos quais a Ford anunciou cortes de 35 mil empregos.

Voltar ao topo