Folha e emprego crescem na indústria paranaense

A folha de pagamento da indústria do Paraná registrou, nos nove primeiros meses do ano, incremento de 8%, assegurando ao Estado a terceira colocação entre as unidades da Federação e a liderança na região Sul.

Os dados foram divulgados na segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro, segundo a pesquisa, o aumento chegou a 11,9% comparado a setembro do ano passado.

No País, o crescimento da folha foi de 7,9% em comparação com o mesmo mês de 2007. Na comparação com agosto, quando a folha de pagamento caiu 0,5%, o avanço do salário foi de 2,7%. No acumulado do ano, no País, a elevação corresponde a 6,8%. Em 12 meses, foi apurado aumento de 6,7%.

Todos os 14 locais pesquisados pelo instituto mostraram aumento na folha de pagamento real em setembro em relação a mesmo mês de 2007, com São Paulo (9,1%) e Minas Gerais (12,1%) sendo as maiores influências positivas.

Ocupação

Por outro lado, em relação ao pessoal ocupado na indústria local, comparando-se setembro em relação a agosto, foi registrada redução de 0,3%, em conseqüência principalmente das performances negativas dos ramos madeireiro, químico, têxtil e de vestuário, afetados já pela crise financeira internacional.

No País, o emprego industrial ficou praticamente estável em setembro no confronto com um mês antes, com elevação de apenas 0,1%, na série livre de efeitos sazonais.

Perante o nono mês de 2007, houve acréscimo de 2,2%, o que marcou uma seqüência de 27 taxas positivas nessa comparação. No ano até setembro, o emprego industrial aumentou 2,7%; em 12 meses, o crescimento foi de 2,9%.