O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu pela metade sua previsão de crescimento da economia russa para 2015, de 1% para 0,5%, conforme divulgou nesta quarta-feira. Em seu relatório, a instituição financeira mencionou incertezas nos conflitos na Ucrânia como principal causa e recomendou que o banco central russo continue com uma política de aperto monetário para domar as expectativas de inflação.

continua após a publicidade

“As incertezas nas questões geopolíticas fazem os investidores relutarem antes de investir na Rússia”, disse Antonio Spilimbergo, do FMI. Apesar da tensão geopolítica, Spilimbergo afirmou que o país está agora bem mais resiliente quanto a choques externos de petróleo do que alguns anos atrás, graças ao alto nível de reservas cambiais, a uma posição internacional de investimentos líquida positiva e a um baixo endividamento público.

Para este ano, a expectativa é de 0,2% no avanço do Produto Interno Bruto (PIB), com uma saída de capital estimada em US$ 100 bilhões. O banco central russo é mais otimista e espera um crescimento de 0,4% da economia em 2014. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade