FMI diz que bancos da França podem suportar choques

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reiterou os resultados de uma análise divulgada no final de julho sobre a economia da França, afirmando que o país crescerá nos próximos anos e que os bancos franceses têm capacidade para suportar novos choques.

“O FMI examinou recentemente a situação da economia da França assim como a dos bancos franceses. Projetamos que a economia da França crescerá cerca de 2% pelos próximos dois anos, mesmo tendo iniciado uma trilha de consolidação fiscal”, disse uma porta-voz do órgão. “Além disso, descobrimos que o setor bancário francês atravessou razoavelmente bem a crise financeira e que o setor voltou a obter lucro.” Ela acrescentou que os testes aplicados aos bancos europeus neste ano “atestam a capacidade geral do sistema de lidar com novos choques”.

Recentemente, surgiram receios de que a França poderia perder o rating máximo de crédito, assim como ocorreu com os EUA na semana passada. As principais agências de classificação de risco do mundo, no entanto, já se manifestaram e reiteraram suas respectivas avaliações sobre a França. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo