FMI discute projeto para melhorar gastos

Brasília (ABr) – Representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) começam hoje a discutir com o governo brasileiro a elaboração de um projeto-piloto com a finalidade de aumentar e melhorar os gastos em infra-estrutura sem afetar o ajuste fiscal do País. A expectativa é que a missão fique no Brasil até a próxima segunda-feira e, segundo o secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, os trabalhos serão coordenados pela chefe do Departamento Fiscal do Fundo, Tereza Ter-Minassian.

Desde a semana passada, técnicos da instituição estão em Brasília para coletar dados sobre a economia brasileira e conhecer mais detalhes sobre o projeto de Parcerias Público-Privadas (PPP), em tramitação no Congresso Nacional.

Levy tem afirmado que os debates devem ser conduzidos no sentido de permitir a sustentabilidade fiscal com o crescimento, e que o desfecho pode ser a exclusão dos investimentos do cálculo do superávit primário, mas pode também ser outra alternativa a ser definida após os estudos. A decisão sobre o assunto, no entanto, deve ficar para 2005.

Para o governo brasileiro, os setores prioritários são os de transporte e irrigação. Os estudos estão sendo realizados também em outros países como a Bulgária e a Espanha e o projeto-piloto atende a uma demanda brasileira, mas servirá para outros membros do Fundo.

A missão do FMI ao Brasil em nenhum momento tratará do atual acordo com o País, que termina em dezembro, e não deverá ser renovado, conforme informou Joaquim Levy, confirmando idêntica posição do ministro da Fazenda, Antônio Palocci.

Voltar ao topo