FMI deveria aprofundar trabalho sobre câmbio, diz Comitê

O Fundo Monetário Internacional (FMI) deve adotar um papel central na monitoração dos movimentos das taxas de câmbio e fluxo de capital para garantir estabilidade do sistema monetário internacional, de acordo com o IMFC, comitê consultivo do FMI.

“Diante do fato de que estas questões (desequilíbrios globais, contínua volatilidade de fluxo de capital, movimento de taxas de câmbio e acumulação de reservas) são criticamente importantes para a operação efetiva da economia mundial e da estabilidade do sistema monetário internacional, nós pedimos ao Fundo que aprofunde seu trabalho nestas áreas”, disse o comunicado do IMFC.

O comunicado está em linha com as observações do diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, feitas na abertura do encontro, indicando que o Fundo deveria desempenhar um papel mais amplo para ajudar nos acordos internacionais entre seus membros. Youssef Boutros-Ghali, ministro das Finanças do Egito e presidente do IMFC, disse que o FMI é o lugar certo para negociar questões cambiais e serve como um fórum multilateral sobre a questão. Boutros-Ghali falou durante a coletiva no FMI.

As tensões cambiais têm estado no centro do encontro do FMI, depois que países como Brasil, Coreia do Sul e Japão implementaram medidas para conter o valor de suas moedas. As informações são da Dow Jones.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.