Fitch rebaixa rating da Grécia em quatro graus, para CCC

A agência de classificação de risco Fitch anunciou em um comunicado que rebaixou o rating da Grécia em quatro graus, de B+ para CCC, e removeu a perspectiva negativa para a nota de crédito do país. A ação foi motivada pela ausência de um novo programa da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a Grécia e por dúvidas sobre o papel que o setor privado terá em um eventual pacote de ajuda aos gregos, acrescentou.

“Novo dinheiro é necessário para lidar com a escassez de financiamento fiscal da Grécia que deve surgir em 2012 – uma fraqueza do atual programa de resgate da UE e do FMI destacada pela Fitch na virada do ano. A Fitch esperava que as questões ao redor desse novo dinheiro, juntamente com o papel dos credores privados, fossem resolvidas na quarta revisão do atual programa da UE e do FMI no início deste mês”, afirmou a Fitch.

“A agência destaca que embora os parâmetros principais de um programa de ajuste multianual tenham sido discutidos numa reunião do Ecofin em 11 e 12 de julho, não houve mais esclarecimentos sobre o volume e os termos do novo financiamento ou da natureza da participação do setor privado”, acrescentou. O rating da Grécia havia sido colocado em observação para potencial rebaixamento pela Fitch em 20 de maio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.