A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) considera que a nova alta da Selic, para 12,75% ao ano, é “incompatível com quadro de recessão da economia brasileira”. Cita que a decisão de elevar o juro básico da economia, anunciada na noite de hoje pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, segue sentido contrário ao movimento internacional recente.

continua após a publicidade

“O alinhamento entre as políticas fiscal e monetária é fundamental para o controle da inflação, pois contribuiria para abreviar o ciclo atual de elevação das taxas de juros. No entanto, um ajuste fiscal feito por meio de aumento da carga tributária e corte dos investimentos públicos não só é nocivo ao crescimento no longo prazo como também não parece ser viável na atual conjuntura econômica e política”, cita a nota da Firjan.

Para a federação das indústrias do Rio de Janeiro, o ajuste fiscal deveria privilegiar a diminuição dos gastos públicos de natureza corrente, “inclusive criando regras explícitas que limitem o seu crescimento”. “Somente dessa forma será possível promover um efetivo ajuste da postura fiscal, criando condições para um recuo estrutural das taxas de juros e um aumento sustentável da taxa de crescimento”, avalia a Firjan.

continua após a publicidade