Financiamento pelo Proex terá fila de espera

Os exportadores terão de entrar em uma fila de espera para conseguir financiamento do Programa de Estímulo às Exportações (Proex). O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, anunciou hoje (10) que solicitou ao comitê gestor do Proex que organize uma espécie de lista de espera de projetos, que ficarão aguardando o desbloqueio dos recursos comprometidos. ?Se num prazo razoável as empresas não utilizarem os recursos reservados no Proex, o crédito será redirecionado para outra empresa exportadora?, disse Amaral.

A proposta, no entanto, ainda precisa ser aprovada pelo Comitê de Crédito à Exportação, presidido pelo ministro da Fazenda. O governo também liberou R$ 98 milhões como suplementação orçamentária para o Proex-financiamento. Os recursos foram aprovados na reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex) em maio, mas apenas hoje (10) o decreto do presidente Fernando Henrique Cardoso liberando a suplementaçãofoi publicado no Diário Oficial.

? Essa suplementação cria condições para que a linha de financiamento atenda por mais um tempo razoável às pequenas e médias empresas?, disse Amaral. O ministro admitiu, no entanto, que o aumento da procura por financiamentos provocou o comprometimento da quase totalidade dos recursos.

Voltar ao topo