Financeiras renegociam dívidas antigas

São Paulo

– De olho no 13.º salário dos trabalhadores, financeiras e empresas de crédito estão facilitando a renegociação de dívidas antigas para estimular o retorno dos consumidores às compras. As promoções incluem descontos de até 30% sobre o valor nominal do crédito, eliminação de multas e juros e parcelamento em até 12 vezes. Em alguns casos, as condições dependerão de negociação entre as partes. Segundo o economista da Associação Comercial de São Paulo Emílio Alfieri, este é o melhor momento para a recuperação de crédito, pois as condições são mais flexíveis.

O Telecheque inicia a partir de sexta-feira uma campanha – que vai até 31 de dezembro – de recuperação de crédito aos consumidores com dívidas referentes a 2002. Para pagamentos à vista, o desconto será de 30% sobre o valor nominal do cheque, sem a cobrança de encargos. No caso de pagamento a prazo, o montante poderá ser parcelado em até quatro vezes, sem juros. Mas o consumidor não terá direito ao desconto.

Segundo o vice-presidente da empresa, José Antonio Praxedes, a expectativa é de recuperar 40% do número de cheques (45.415). “Assim, esperamos incentivar a retomada de consumo.” Os devedores receberão comunicado com a proposta e poderão tirar dúvidas pelos telefones (011) 3218-0870, para ligações da Grande São Paulo, e 0800-701-9131, de outras localidades.

A financeira Losango também lançou uma campanha para recuperar o crédito dos consumidores em atraso entre 180 e 1.700 dias. O pagamento pode ser feito em até 12 vezes e os descontos dependem do prazo de quitação. Assim, quanto menor o prazo, maior o abatimento. A empresa espera um aumento de 50% no número de contratos quitados neste fim de ano.

Voltar ao topo