Fila na revisão de aposentadorias

Uma grande fila estendeu-se na sede da Justiça Federal, no centro de Curitiba, para fazer a revisão dos benefícios de aposentadorias ou pensões, que tem prazo para ser realizada até quinta-feira. Após essa data, os pedidos serão encaminhados a juizes, que analisarão cada caso em particular.

De acordo com assessoria da Justiça Federal, “o atendimento vem acontecendo com calma, e o movimento nas últimas duas semanas foi normal, em torno de 500 pessoas por dia. Por ser a última semana de prazo para o pedido, desde ontem, a fila cresceu, e deve aumentar até quinta-feira”.

O maior problema encontrado pelos atendentes na Justiça Federal tem sido a desinformação das pessoas que vão realizar os pedidos. “A maioria dos problemas acontecem com aqueles em que o período de aposentadoria ou pensão não está incluído na revisão. Falta de documentação também atrapalha o bom andamento no atendimento”, afirmou uma das atendentes.

O pedido de revisão de aposentadorias ou pensões pode ser feito pelas pessoas que se aposentaram no período de junho de 1977 a outubro de 1988, e de fevereiro de 1994 a fevereiro de 1997.

Itor Silveira, de 69 anos, levou toda a documentação, esperou por duas horas na fila para fazer a revisão, mas não sabia se tinha direito a alterações nos valores. “Me aposentei em 83, mas não sei o quanto vou receber ou se tenho direito. Vim porque fiquei sabendo pela televisão e trouxe todos os documentos exigidos”, afirmou.

Cecília Simão, de 52 anos é pencionista desde 85, e reclamou da demora para conseguir a documentação necessária para realizar a revisão. “Fiquei a manhã inteira no INSS para eles me liberarem a carta de concessão, e não me avisaram que era preciso uma fotocópia do comprovante de residência. Tive que buscar em casa o comprovante, para depois entrar aqui na fila”, explica.

De acordo com o juiz Rodrigo Kravetz, do Juizado Especial Federal o movimento no local tem sido enorme por causa da proximidade do prazo final de revisão, na quinta-feira. “A fila está grande mas os funcionários estão fazendo de tudo para atender o mais rápido possível. Estão sendo distribuídas senhas para facilitar o atendimento, e todos devem realizar o pedido no prazo. O movimento por dia tem sido de 1.500 pessoas”, diz.

Documentação

As pessoas que ainda não pediram a revisão de aposentadorias ou pensões tem até a quinta-feira, para realizar o pedido. Documentos necessários: cartão de concessão do INSS (retirado no próprio INSS), fotocópia do RG, do CPF e comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone).

Voltar ao topo