Fiesp: atividade industrial em SP sobe 0,3% em outubro

O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista subiu 0,3% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira, 2, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Na mesma base de comparação, só que na série sem ajuste sazonal, o indicador teve alta de 1,8%. Na comparação com outubro de 2013, porém, o INA caiu 5,1%.

Já no acumulado deste ano até outubro, o INA sem ajuste sazonal registrou recuo de 6,1% em relação a igual período do ano passado, enquanto, no acumulado em 12 meses, o indicador teve queda de 5,7%. O

Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci), por sua vez, ficou em 79,2 em outubro, de 79,4 em setembro, na série com ajuste, o que representa queda de 0,2%. Na série sem ajuste, em 80,7, ante 80,6.

Em nota de divulgação, o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini, afirma que o resultado de outubro reitera que 2014 tem sido “um ano péssimo para a indústria”. “A indústria de transformação está em crise e tomara que 2014 termine logo. Vamos para 2015 carregando uma esperança baseada no que não sabemos ainda”, afirma em nota enviada à imprensa.

De acordo com Francini, a fala se refere ao novo cenário político econômico que se configura a partir de janeiro de 2015, com a equipe econômica, encabeçada por Joaquim Levy, no Ministério da Fazenda; Nelson Barbosa, no Planejamento, e Alexandre Tombini, que segue no cargo de presidente do Banco Central. Para 2014, a previsão da entidade é de queda de 5,4% na atividade da indústria paulista.

Revisões

A Fiesp revisou dados do INA de setembro. Na série com ajuste sazonal, em vez de alta de 0,1% na passagem de agosto para setembro, como divulgado anteriormente, o INA teve queda de 0,3% no período. Já na série sem ajuste sazonal, a Fiesp revisou o resultado de uma alta de 1,2% para uma elevação de apenas 0,1%.

Voltar ao topo