Fiergs: indústria gaúcha tem maior recuo desde 2008

A atividade industrial gaúcha caiu 4,6% em junho com relação a maio, na série com ajustes sazonais, mostra o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) divulgado nesta terça-feira, 05, pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Este foi o maior recuo mensal desde dezembro de 2008.

“A Copa do Mundo e a consequente redução da quantidade de dias úteis geraram um quadro ainda mais anêmico para o setor no mês, que já sofre os efeitos de um cenário que combina a falta de competitividade, do ponto de vista estrutural, com uma série de fatores conjunturais restritivos, como o desaquecimento da demanda e a acumulação de estoques”, avaliou o presidente da entidade, Heitor José Müller.

De acordo com a Fiergs, os seis indicadores utilizados na formação do IDI-RS tiveram decréscimo no mês. A maior queda foi do item que mede as compras de insumos e matérias-primas (-12,9%), seguido pelas categorias de faturamento (-5,1%), utilização da capacidade instalada (-1,4%), horas trabalhadas na produção (-0,7%), emprego (-0,7%) e massa salarial (-0,4%).

Com o resultado de junho, a indústria gaúcha fechou o primeiro semestre de 2014 em retração de 3,3% ante o mesmo período do ano passado, com desempenho negativo em 11 dos 17 setores pesquisados. Os recuos mais significativos vieram dos segmentos de metalurgia (-16,2%), veículos automotores (-8,5%), máquinas e equipamentos (-2,9%) e couros e calçados (-2,5%).

Voltar ao topo