Fiep organiza missão para abrir mercado brasileiro na Síria

Para estimular os negócios entre Brasil e o mercado árabe, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), está organizando uma missão empresarial à Síria. Os empresários visitarão o país de 3 a 12 de setembro, aproveitando para participar da Feira Internacional Multisetorial, que acontece em Damasco, no mesmo período.

As informações foram detalhadas na última sexta-feira (7), durante o evento Oportunidades de Negócios com o Mundo Árabe, realizado no Cietep. No evento, foram também apresentadas as propostas de eventos e feiras programados para outros países da Liga Árabe. A liga envolve 22 países do continente africano e asiático. Para o primeiro trimestre de 2007 já está prevista uma outra missão empresarial que deve incluir Marrocos, Tunísia, Argélia e Egito.

O vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior, Ardisson Akel, destacou a importância de incentivar o aumento dos negócios entre os dois mercados. Segundo ele, neste momento a Síria passa por reformas em seu setor aduaneiro, facilitando a entrada de novos produtos. Segundo ele, o intercâmbio entre os dois mercados deve potencializar principalmente os setores de alimentos, automóveis, autopeças, equipamentos elétricos, máquinas agrícolas, materiais de construção e móveis.

O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Michel Abdo Alaby, destacou a importância de se dar continuidade aos negócios já realizados com a Liga Árabe, que possui uma grande flexibilidade e diversidade na importação de produtos brasileiros. No ano de 2005, o Paraná exportou US$ 542 bilhões em produtos para a Liga Árabe. 

Voltar ao topo