Fiep obtém liminar contra greve do Ibama

O departamento jurídico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) obteve liminar contra a greve do Ibama. A juíza federal Ana Beatriz Palumbo, de Paranaguá, deferiu parte do Mandado de Segurança impetrado na última sexta-feira (21) pela federação.

A juíza determinou ao chefe do escritório regional do instituto em Paranaguá, Lício Domit, a retomada da vistoria e fiscalização necessárias para a liberação de produtos destinados à exportação. A medida vale para as empresas filiadas aos sindicatos membros do Sistema Fiep.

O despacho da juíza Ana Beatriz Palumbo estabelece que as empresas interessadas em liberar seus produtos protocolem os pedidos de exportação sujeitos à fiscalização no Ibama, com a declaração dos sindicatos comprovando filiação à federação.

No caso do setor de reflorestamento (pinus e eucalipto), este pedido deve ser feito com dois dias de antecedência ao embarque. Para madeira nativa, o prazo é de sete dias.

O prejuízo da indústria madeireira com a greve é US$ 2 milhões por dia. Somente no primeiro semestre deste ano, o setor exportou US$ 600 milhões, 20% mais do que em todo o ano de 2002.

Voltar ao topo