Fiat estuda vender filial brasileira para GM

Em meio a uma grave crise financeira e como parte do seu projeto de reestruturação, o grupo industrial italiano Fiat estuda a possibilidade de vender à General Motors sua filial no Brasil. Segundo notícia publicada ontem pelo jornal italiano “Milano Finanza”, a GM, maior montadora do mundo, poderia aumentar sua participação atual na Fiat Auto (subsidiária de automóveis da Fiat) de 20% para 40%, ficando com a filial brasileira, em troca de uma injeção de capital na endividada montadora de 2,3 bilhões de euros (US$ 2,47 bilhões) a 2,5 bilhões de euros.

O jornal diz que deve ser realizada na próxima segunda-feira uma reunião extraordinária do conselho administrativo da Fiat para discutir a idéia. Um encontro com bancos credores do grupo, como IntesaBci, UniCredit e Capitalia, também deve acontecer.

Em 2002, a Fiat Auto teve prejuízo de cerca de 1,3 bilhão de euros contra as perdas de 549 milhões de euros registradas em 2001.

Diante da grande queda nas vendas, o grupo iniciou um plano de reestruturação que inclui o corte de 15 mil funcionários no mundo e venda de ativos. Como primeiros resultados, a Fiat viu sua dívida cair de 5,8 bilhões de euros no final de setembro para menos de 3 bilhões de euros no final de 2002.

Sobre esse projeto, o presidente Paolo Fresco comentou que o grupo estudava várias alternativas para se reerguer: “É verdade que um desmembramento está sendo considerado, apenas para trazer mais recursos financeiros para o negócio para que eles aumentem os planos”.

Voltar ao topo