FHC pede retratação de O?Neill

Brasília

(Das agências) – O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Lafer, respondeu ontem em tom áspero às declarações do secretário do Tesouro norte-americano, Paul O?Neill, que havia levantado suspeitas sobre desvio de recursos de órgãos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), por governos de países da América do Sul, incluindo o Brasil.

“Tenho absoluta convicção de que o governo brasileiro cuida das contas públicas e dos recursos que recebe do Fundo Monetário Internacional e de outros agentes financeiros com absoluto zelo e cuidado e com uma gestão macroeconômica”, disse Lafer. De acordo com o ministro, “qualquer outra insinuação não corresponde à verdade, nem ao esforço de seriedade, de lisura e de transparência que caracteriza o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e a equipe econômica no trato dessa matéria”. O?Neill condicionou a ajuda do FMI ao Brasil, à Argentina e ao Uruguai à adoção de programas econômicos confiáveis, durante entrevista a uma rede de TV dos Estados Unidos, neste fim de semana. O?Neill disse na entrevista que os três países precisavam implantar políticas que garantissem benefícios para a população, sugerindo que em alguns casos a ajuda financeira internacional era transferida para contas bancárias na Suíça. Lafer não fez comentários sobre uma possível tomada de posição oficial do governo brasileiro em relação às declarações de O?Neill, mas disse acreditar que as negociações para a formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) se tornarão mais difíceis.

O presidente Fernando Henrique Cardoso encarregou Lafer de pedir explicações à embaixadora dos Estados Unidos, Donna Hrinak, sobre as declarações feitas pelo secretário de Tesouro americano, Paul O?Neill. Segundo fontes próximas ao presidente, Fernando Henrique ficou extremamente irritado com as declarações. A alguns participantes do almoço de ontem com o presidente do Timor, Xanana Gusmão, Fernando Henrique avisou que, se não for feito um pedido de desculpas formal ao Brasil, O?Neill não será recebido pelo governo brasileiro. A viagem de O?Neill está marcada para a próxima semana.

Lafer, que esteve até pouco tempo com Fernando Henrique no Palácio da Alvorada, retornou ao Itamaraty. A embaixadora visitou o Itamaraty ainda ontem e conversou durante 15 minutos com Lafer sobre a crise entre os dois países.

Voltar ao topo