FGV: preço de produto para ceia sobe acima da inflação

Os preços de produtos mais procurados para as festas de final de ano estão acima da inflação média do varejo, segundo levantamento especial sobre o tema feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ao apurar a evolução de preços em uma lista de 18 produtos mais demandados para as ceias de Natal e de Ano Novo, a fundação informou que a inflação destes produtos acumulada em 12 meses até novembro foi de 12,15%, mais que o dobro da inflação média varejista do período, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M), e que subiu 5,34%.

Ainda segundo a fundação, o aumento nos preços dos produtos para as ceias de final de ano também foi mais intenso do que a inflação média no varejo entre os preços dos alimentos, que acumula alta de 7,73% em 12 meses até novembro. A FGV informou ainda que a inflação dos produtos mais procurados para as ceias foi mais fraca no ano passado, com alta de 5,83% no acumulado em 12 meses até novembro de 2009.

Entre os destaques de aumentos de preço, em 12 meses até novembro, estão as elevações acumuladas em lombinho de suíno (14,99%), frango inteiro (10,21%) e pernil de suíno (9,71%), que estavam mostrando quedas de preço, respectivamente, de -9,58%, de -7,26%, e de -6,18% no acumulado em 12 meses até novembro de 2009.

A inflação das ceias de final de ano poderia ter sido mais intensa, não fosse o comportamento de preços de produtos em deflação, que contiveram em parte o impacto de aumento de preços. É o caso de bacalhau, que acumula queda de 4,15% em 12 meses até novembro deste ano, do frango especial, que registra queda de 8,55% em 12 meses até novembro de 2010, e da cebola, que acumula queda de 58,72% no mesmo período.

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