FGV: inflação pelo IPC-S desacelera em quatro de sete capitais

A inflação no varejo voltou a apresentar desaceleração em quatro das sete capitais usadas para cálculo do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S). Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), na cidade de São Paulo os preços subiram 0,36% na terceira prévia do índice, medida até a última sexta-feira (dia 22), após avançarem 0,43% na prévia anterior do indicador, de até 15 de maio.

Ainda segundo a FGV, outras três capitais apresentaram elevação de preços menos intensa, na passagem da segunda para a terceira prévia do IPC-S. Além de São Paulo, houve desaceleração de preços em Belo Horizonte (de 0,63% para 0,12%); Porto Alegre (de 0,63% para 0,49%) e Recife (de 1,1% para 1,06%). Outras duas capitais apresentaram aceleração de preços. É o caso do Rio de Janeiro (de 0,22% para 0,39%) e de Salvador (de 0,77% para 1%). Já a capital restante, Brasília, manteve a mesma taxa de elevação de preços no período, de 0,29%.

Embora todas as cidades contribuam para a formação da taxa do IPC-S, a inflação na cidade de São Paulo é a de maior peso no cálculo do índice – cujo resultado total também registrou desaceleração, de 0,48% para 0,46%, entre a segunda e a terceira leituras de maio, conforme anunciado ontem pela FGV.

Voltar ao topo