FGV: inflação pelo IGP-DI é de 0,98% em janeiro

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) mais que dobrou em janeiro deste ano, fechando o mês em 0,98%, após registrar taxa de 0,38% em dezembro de 2010. O resultado, divulgado hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro, que esperavam uma alta de preços entre 0,85% e 1,05%. A mediana das expectativas estava em 0,97%.

No caso dos três indicadores que compõem o IGP-DI, o Índice de Preços por Atacado – Disponibilidade Interna (IPA-DI) subiu 0,96% no primeiro mês do ano, após registrar taxa positiva de 0,21% em dezembro. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor – Disponibilidade Interna (IPC-DI) teve alta de 1,27% em janeiro, ante o aumento de 0,72% em dezembro. Já o Índice Nacional do Custo da Construção – Disponibilidade Interna (INCC-DI) apresentou taxa positiva de 0,41% em janeiro, após alta de 0,67% em dezembro.

Embora não seja mais aplicada para reajustar a tarifa de telefone, a taxa acumulada do IGP-DI ainda é usada como indexador das dívidas dos Estados com a União. Com o resultado divulgado hoje, o indicador acumula aumento de 11,27% nos 12 meses encerrados em janeiro. O período de coleta de preços para o IGP-DI foi do dia 1º ao dia 31 do mês passado.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.