FGV: IGP-M tem deflação de 0,51% na 2ª prévia de julho

A segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de julho mostrou deflação de 0,51%, contra -0,64% na segunda prévia de junho. O resultado, anunciado nesta sexta-feira, 18, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), ficou no piso do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam taxa entre -0,51% e -0,30%, e se posicionou abaixo da mediana das expectativas (-0,46%).

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de julho. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) caiu 0,94%, ante queda de 1,33% em igual prévia do mesmo índice em junho. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), por sua vez, teve alta de 0,14% na leitura anunciada hoje, em comparação com o aumento de 0,28% na segunda prévia do mês passado. Já o INCC registrou taxa positiva de 0,67%, após elevação de 1,67% na mesma base.

O resultado acumulado do IGP-M é usado no cálculo de reajuste nos preços dos aluguéis. Até a segunda prévia de julho, o indicador acumula altas de 1,92% no ano e de 5,42% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia do IGP-M deste mês foi do dia 21 de junho a 10 de julho.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.