FGV: IGP-M acelera para 0,10% em novembro

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) acelerou para 0,10% em novembro, ante a taxa registrada em outubro, quando subiu 0,05%. A informação foi divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A FGV anunciou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M de novembro.

O Índice de Preços por Atacado – Mercado (IPA-M) também acelerou este mês, com avanço de 0,08% em novembro, em comparação com a alta de 0,04% em outubro. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M) teve alta de 0,14% este mês, após registrar elevação de 0,03% em outubro. Já o Índice Nacional do Custos da Construção – Mercado (INCC-M) registrou aumento de 0,18% este mês, em comparação com a taxa positiva de 0,13% em outubro.

No ano até novembro, o índice acumula queda de 1,46%. Em 12 meses, a taxa acumulada do indicador também é negativa, de 1,59%. O IGP-M é muito usado para cálculo de reajustes nos preços de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do indicador desse mês foi do dia 21 de outubro a 20 de novembro.