FGV: consumidores esperam inflação de 7,4% em 12 meses

A mediana da inflação esperada pelos consumidores nos próximos 12 meses atingiu 7,4% em junho, informou nesta quinta-feira, 03, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que divulgou o Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores. O resultado representa uma aceleração em relação a maio, quando as famílias apontavam, em média, alta de 7,2% nos preços.

O resultado, porém, se manteve abaixo da expectativa inflacionária observada entre as famílias no mês de abril, quando chegou a 7,5%, o maior nível desde novembro de 2005. Ainda assim, a FGV afirmou, em nota, que o patamar é elevado em termos históricos. “Observado em médias móveis trimestrais, o indicador manteve a tendência de aumento gradual da inflação prevista”, diz a instituição.

Segundo a FGV, a tendência é de manutenção das expectativas de inflação em níveis elevados, acompanhando o acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 12 meses, que acelerou a 6,37% em maio.

O Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores é obtido com base em informações coletadas no âmbito da Sondagem do Consumidor. Produzidos desde setembro de 2005, os dados vinham sendo divulgados de forma acessória às análises sobre a evolução da confiança do consumidor. Desde maio de 2014, as informações passaram a ser divulgadas individualmente.

Voltar ao topo