FGV: base fraca e menor incerteza política favoreceram confiança de serviços

A base de comparação mais fraca após três meses de queda e a redução das incertezas no ambiente político foram os principais fatores que contribuíram para a melhora das expectativas e da confiança de serviços como um todo no mês de abril, afirmou nesta quinta-feira, 30, o economista Silvio Sales, consultor da Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice de confiança avançou 4,2% ante março. Apesar disso, ele ressaltou que não há motivos concretos para a demanda prevista ter melhorado como ocorreu neste mês – a alta no indicador foi de 10,1%.

“O mercado de trabalho cada vez mais amplia os sinais de desaceleração, e agora foi afetado o rendimento médio. O contexto é de demanda muito enfraquecida e de uma política de controle de preços que tende a inibir ainda mais a demanda”, afirmou Sales.

Por outro lado, os dados da sondagem mostram que o peso da incerteza política sobre a confiança diminuiu. Entre as empresas que apontam “outros fatores limitativos à melhora dos negócios”, 32% citaram o clima político em abril, contra 36% em março. Nesta mesma base de comparação, os aspectos econômicos ganharam espaço (53% contra 43%). A preocupação com as chances de haver racionamento de água e/ou energia também ficou menor.

“É como se o conjunto mais subjetivo (de fatores) tivesse desanuviado em abril. Além disso, em março houve todas aquelas manifestações (pró e contra o governo)”, disse o economista.

Mesmo diante da alta, Sales ponderou que o resultado deve ser relativizado em função dos últimos números. A confiança de serviços recuou 2% em janeiro, cedeu 5,4% em fevereiro e caiu 12,1% em março. A base depreciada, portanto, deixou espaço para uma recuperação. “É muito incipiente essa informação. Pode ser um primeiro sinal, mas que tem que ser confirmado nos próximos meses”, afirmou.

Voltar ao topo