FGTS poderá ser usado para casa em construção

Os recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) poderão ser utilizados para pagamento das prestações da casa própria na fase de construção, o que era vedado anteriormente. A medida vale somente para a Carta de Crédito FGTS. A notícia foi dada pelo superintendente institucional da Caixa no Estado do Rio, José Domingos Vargas, a empresários filiados ao Sinduscon-RJ (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Rio de Janeiro).

A medida tem o objetivo de aprimorar o sistema de financiamento da Caixa para imóveis na planta. Pela nova sistemática, ao assinar o contrato na Caixa, o mutuário pode usar o FGTS para abater na prestação.

Vargas ressaltou, porém, que os recursos do fundo continuarão sendo utilizados também para abater o valor principal.

Ele estimou que a medida vai facilitar a aquisição de imóveis, contribuindo para alavancar o setor da construção civil e retomar os mesmos níveis de financiamento de imóveis na planta comercializados em 2000.

Naquele ano, lembra o superintendente, a economia brasileira cresceu 4%, com queda significativa do desemprego e taxa de inflação abaixo da meta de 6%. Esses fatores positivos permitiram 494,28 mil contratações no setor habitacional, no valor de R$ 6,745 bilhões.

Em 2003, por outro lado, o aumento da taxa Selic de 19% para 25% contribuiu para a queda do ritmo de contratações no setor de habitação, que somou apenas 300,6 mil em todo o País, com valor total de R$ 5,01 bilhões.

Voltar ao topo