O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Alarico Assumpção, disse nesta quarta-feira, 21, que o setor está no aguardo de uma solução política em Brasília para iniciar uma recuperação das vendas de veículos em 2016, mais precisamente no segundo trimestre.

continua após a publicidade

“Se não houver uma solução política, com a implementação do ajuste fiscal, podemos ter um retardo nessa recuperação”, afirmou o empresário. “A crise política, em meio a uma economia derrapante, gera uma duplicidade de problemas e afeta a confiança do investidor e do consumidor”, explicou.

Segundo Assumpção, a crise econômica já resultou no fechamento de 776 concessionárias no acumulado de janeiro a setembro deste ano, resultando na demissão de aproximadamente 17 mil trabalhadores. Ele disse ainda que outras 403 foram aberta no período, gerando um saldo negativo de 373 empresas.

A expectativa da Fenabrave é de que mil empresas sejam fechadas ao término deste ano. Assumpção também reafirmou que, para 2016, a previsão é de crescimento nas vendas em torno de 4% ou 5%. No acumulado de 2015 até setembro, as vendas caíram 32,5% ante igual período de 2014.

continua após a publicidade