Feirão ‘Limpa Nome’ começa nesta terça-feira em SP

O consumidor terá mais uma oportunidade para renegociar suas dívidas e terminar o ano com o nome limpo. Começa nesta terça-feira, 19, em São Paulo, mais um Feirão Limpa Nome da Serasa Experian. O mutirão, que termina no sábado, 23, tem por objetivo permitir que os inadimplentes negociem suas pendências financeiras diretamente com as credoras, que oferecerão descontos.

É o segundo feirão organizado pela Serasa neste ano. Em abril, no mutirão de Itaquera, foram realizados 25 mil atendimentos.

“A expectativa é alta, porque em novembro muitas empresas pagam a primeira parcela do 13º salário”, diz Maria Zanforlin, superintendente de serviços ao consumidor da Serasa.

As empresas podem oferecer descontos, parcelamento prolongado ou pagamento programado. O valor do benefício fica a cargo de cada credor, porém, segundo a Serasa, dívidas mais antigas e caras, como cheque especial ou cartão de crédito, tendem a arrematar os melhores negócios.

“O consumidor deve sair de casa sabendo exatamente quanto pode pagar”, afirma Karla Longo, gerente de serviços ao consumidor da Serasa. “Ele não precisa aceitar a primeira oferta da empresa. Conhecendo a dívida, pode ter argumentos para negociar.”

Participam do feirão Bradesco Cartões, Bradescard, Cartões American Express, Bradesco Financiamentos, Santander, Santander Financiamentos, Caixa Econômica Federal, Banco Pan, HSBC, Losango, Eletropaulo, Pernambucanas, Recovery e Cred System. O consumidor deve comparecer ao local com o CPF e um documento com foto.

Online

Em outubro, a Serasa realizou o Feirão Limpa Nome Online. Pelo site da empresa, foram realizados 600 mil atendimentos – 470 só em São Paulo. A Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito, também está oferecendo um mutirão pela internet. A campanha Acertando Suas Contas teve início em 14 de outubro e vai até 14 de dezembro. Até agora, foram 922 mil consultas de CPF e 60 mil negociações de dívidas. O consumidor que não tiver fácil acesso à internet pode se dirigir aos Centros de Apoio ao Trabalho (CATs) do Itaim Paulista, Perus, Santana e Interlagos para usar o serviço. O atendimento nos CATs será oferecido até o dia 25 de novembro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.