Muitos dos empreendedores que procuram o atendimento do Sebrae/PR buscam uma “fórmula de sucesso”, pronta e acabada, e respostas rápidas sobre seus negócios, o que, de acordo com os consultores da entidade, dependem, na verdade, de uma série de variáveis para serem elaboradas.

Um dos questionamentos mais ouvidos pelos consultores é: “que tipo de negócio dá dinheiro?”. Com base nessa expectativa, nasceu o ‘Laboratório do Conhecimento’, um espaço criado para a Feira do Empreendedor 2011 – Paraná, que acontece de 17 a 20 de março, no Expo Unimed, em Curitiba, onde os visitantes poderão adquirir conhecimento, a partir de uma vivência.

O Laboratório do Conhecimento promove “experiências empreendedoras”. “É uma proposta inovadora, uma abordagem lúdica que será feita aos visitantes da Feira do Empreendedor. Nesse espaço, os visitantes poderão construir sua própria ‘fórmula de sucesso’”, conta Joana D’Arc Julia de Melo, gestora da Feira do Empreendedor 2011 – Paraná.

O ambiente, montado no pavilhão de exposições do Expo Unimed, tem como objetivo estimular a busca por novas informações, durante e após o evento. A fundamentação teórica do Laboratório do Conhecimento tem como base conceitos do Próprio, um programa de orientação do Sebrae para interessados em abrir um negócio.

“A ideia desse espaço é estimular a busca por novas informações e promover, por meio de uma visita, de 15 a 20 minutos em média, vivências relacionadas ao empreendedorismo”, explica o consultor do Sebrae/PR, André Basso.

“O Laboratório do Conhecimento é ambientado como um laboratório real. Para entrar no espaço, os visitantes vestirão jalecos e serão orientados por uma espécie de cientista-chefe e seus assistentes”, complementa Basso.

As “experiências empreendedoras” começam com o preenchimento de um questionário e passam por etapas, levando os visitantes a “navegarem” por três áreas do conhecimento (o que eu sei sobre mim mesmo; o que eu sei sobre o mercado; o que eu sei sobre o negócio que desejo iniciar).

Ao passar pela vivência, no Laboratório do Conhecimento, os visitantes podem refletir sobre seu comportamento empreendedor e a forma como tomam decisões sobre os negócios. “É uma oportunidade para avaliar os pontos que podem ser aprimorados. O objetivo é que os empreendedores se deem conta de que são eles os responsáveis pelo sucesso nos negócios”, assinala Basso.

Adriana Gonçalves, consultora da Unidade de Marketing e Comunicação (UMC) do Sebrae/PR, conta que a estrutura terá um visual bastante atrativo e que, ao final do trajeto, o interessado receberá sua “fórmula de sucesso”, em um tubo de ensaio.

“A fórmula apontará o estágio de conhecimento do empreendedor sobre seu atual ou futuro negócio. Essas informações vão ajudá-lo a perceber quais são suas necessidades e o que precisa fazer para alcançar o sucesso”, assinala.

O evento

A Feira do Empreendedor 2011 – Paraná vai reunir, de 17 a 20 de março, no Expo Unimed, em Curitiba, visitantes de todo o Estado. São empreendedores e empresários interessados em aprimorar suas atividades e em abrir novos negócios.

O evento, uma realização do Sebrae/PR, com patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Prefeitura de Curitiba, tem previsão para receber cerca de 20 mil visitantes e oferecerá, gratuitamente, oportunidades de negócios, inovação e conhecimento.

Para saber mais sobre a Feira do Empreendedor 2011 – Paraná, acesse agora o hotsite www.sebraepr.com.br/feira.