Feira de agricultura familiar deve movimentar R$ 40 milhões

A 5ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária será realizada no Rio de Janeiro pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com a expectativa de movimentar um total de R$ 40 milhões, entre vendas diretas e rodadas de negócios. Esse foi o montante negociado nas quatro edições anteriores da feira, efetuadas em Brasília, das quais participaram 1.800 empreendimentos agroindustriais e artesanais, informou a assessoria de imprensa do MDA.

O tema principal da feira é Prioridade para Alimento Saudável, visando atender a prioridade do governo para a produção de mais alimentos no país.

O fato de a capital fluminense estar mais próxima dos grandes centros consumidores do país faz com que a previsão de público também se equipare s das quatro edições anteriores juntas, devendo atrair entre 300 mil a 350 mil visitantes.

A 5ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária será lançada no próximo dia 10, na Marina da Glória, no Rio, pelo ministro Guilherme Cassel. O evento ocorrerá entre os dias 26 e 30 de novembro, reunindo 480 estandes que representam a produção de dez mil agricultores, assentados da reforma agrária e artesãos de todo o país, divididos por regiões.

Haverá espaços coletivos para exposição de produtos orgânicos e ecológicos e um palco multicultural, para apresentação da diversidade artística do país. A assessoria revelou que os sócios do Brasil no Mercosul também estarão representados na feira em dois estandes, nos quais divulgarão produtos locais.

Simultaneamente feira, será realizada a 10ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf). O encontro reunirá federações de trabalhadores da agricultura familiar do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, além de Bolívia, Chile e Venezuela.

Dentro da linha educativa, estão programadas outras atividades paralelas, entre as quais reuniões de educadores na reforma agrária, oficinas de reciclagem, palestras de empreendedores e debates sobre alimentação saudável. Segundo a assessoria, mais de 500 pessoas que lidam com a agricultura familiar virão para o Rio de Janeiro participar das atividades.

Na parte do artesanato, haverá desfiles do projeto Talentos do Brasil, apoiado pelo MDA em parceria com o Serviço de Apoio Micro e Pequena Empresa (Sebrae). O projeto já está presente em 12 estados e envolve 15 grupos de mulheres artesãs de assentamentos agrícolas. O diferencial dessas cooperativas é promover o desenvolvimento sustentável dos projetos, que usam a criatividade e recursos naturais para fazer moda.